Histórias e histórias (Isaque)

Esta história pode ser considerada mais uma analogia bíblica, pois Isaque é filho da impossibilidade humana, é o filho da vontade de Deus, o filho da promessa de Deus. Isaque quer dizer alegria, ou filho da alegria, Abraão já tinha tido um filho da possibilidade da carne, que foi Ismael, o filho da escrava, que seria a carne, mas Isaque foi o filho da livre, o filho da promessa de Deus.

Nesta analogia, Ismael representa a carne e Isaque representa o espírito, pois Sara era estéril e já tinha noventa anos e não havia a menor possibilidade de ter mais filhos, e Abraão perguntou a Deus se Ismael seria o seu herdeiro, e Deus respondeu; este não Abraão, mas aquele que sair das tuas entranhas será o teu herdeiro, como Deus disse também a Davi; aquele que proceder do seu ventre, colocarei sobre o seu trono. Na carne Davi teve vários filhos, mas de que ventre Deus estava falando? Certamente da consciência de Davi, e as entranhas de Salomão também certamente era a consciência dele, porque se formos levar ao pé da letra, Ismael também saiu das entranhas de Abraão. Mas o que a lei nos diz? Lança fora a escrava e o filho da escrava, porquê de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre, e só Isaque herdou os bens de Abraão, que na analogia simboliza Deus. Então, Isaque significa o filho da alegria de Deus, o filho em que a alma de Deus se compraz, pois, Deus é espírito e Ele só tem alegria e sentimentos pelo espírito, e não pela carne.

Então, analogicamente Isaque é o filho da promessa de Deus, o filho que herda os bens de Deus, o filho do espírito, e este filho se casou com Rebeca, que simboliza uma consciência perfeita diante de Deus, uma consciência que virou as costas para este mundo para se casar com o filho da promessa, e este é o casamento que se diz: o que Deus uniu, o Homem não separa, o casamento entre a consciência e o espírito de Deus, e gozaremos estas bodas no reino de Deus, onde já está tudo preparado por Deus para nos receber pelo espírito.

Por O teu espírito diz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + seis =

Categorias

Postagens Rescentes