Sofomania

Presunção de saber tudo, mania de se passar por sábio. Dois psicólogos estudaram a mente humana e descobriram que muitas pessoas não têm o conhecimento necessário para dar uma opinião adequada sobre um assunto, e mesmo assim comentam sobre e não permitem que ninguém se opõe a ela, e além de inconveniente, este comportamento pode ser sinal de sofomania, que é um transtorno que faz com que a pessoa julgue que sempre está certa.

O que defende uma tese são as argumentações, dizer eu acho sobre um assunto mostra que a pessoa não sabe, ou não tem certeza, porque uma coisa é você enxergar algo, outra coisa é você achar que enxerga, como Jó disse em seu depoimento: antes, eu ouvia falar de ti, mas hoje os meus olhos te contemplam. Jó achava que estava certo na sua conduta, ele sempre orava a Deus, fazia seus sacrifícios, era um homem bom, ajudava quem precisava, mas quando Deus permitiu que tirasse tudo que Jó tinha e ainda lhe colocou uma lepra, ele começou a questionar a Deus, porque Deus lhe fizera isso. A discussão sobre o assunto foi longe com os três amigos de Jó; os amigos diziam que Jó tinha errado contra Deus, mas Jó se defendia o tempo todo dizendo: se eu errei, que Deus me fale onde errei. Até que o jovem Eliú entra na conversa e diz: Jó, você se esquece que há um espírito no Homem e a inspiração do todo poderoso é que os faz entendido. Uma frase antiga diz: tem pessoas que têm verdadeiras bibliotecas em seus neurônios, mas não tem um grama da sabedoria de Deus.

Eu busquei saber a razão da vida no próprio Criador Deus, pois não existe outra pessoa que mais queira que o seu propósito dê certo, do que o próprio Deus. Está escrito nos profetas: todos serão ensinados por Deus. Buscar Deus em igrejas é se intitular irracional, pois Deus está dentro de cada um de nós. A minha sabedoria plena a respeito do propósito de Deus vem do próprio Deus, e se diz que Deus nos ensina só o que for útil para a nossa salvação, porque se o próprio Deus não nos mostrar o porquê Ele nos criou, como podemos realizar a sua vontade? Agora falando da sabedoria humana, não tenho quase nada de conhecimento das coisas, mas assim como o apóstolo Pedro era analfabeto na carne, mas sábio em Deus, eu também me qualifico neste grupo de pessoas. Não existe nada do propósito de Deus que eu não saiba e tenho argumentações racionais para mostrar o que vejo.

Por O teu espírito diz

Deixe um comentário