A soberania de Deus não anula as nossas responsabilidades, pois eu sempre disse que nós trabalhamos em conjunto com Deus. Deus criou o homem e a mulher, mas eles precisam coabitar para terem um filho, Deus sempre deu o maná, mas nós temos que preparar nossos alimentos e assim Deus trabalha com os seres humanos o tempo todo, seja na agricultura, nas reações químicas, nas procriações e em tudo vemos as mãos de Deus atuar. Na procriação espiritual não poderia ser diferente, Deus já fez a parte Dele, resta as nossas consciências fazerem a dela. A consciência precisa conscientizar o espírito de Deus nela e gestá-lo até a estatura completa de Cristo que é o ser espiritual para nascer no plano do céu por ele, como dito, a parte de Deus já está montada dentro de cada um de nós, como João disse: e Deus já nos deu a vida eterna, mas esta vida está em seu filho, quem tem o filho de Deus tem a vida, e quem não tem, não tem a vida. O filho de Deus é este espírito que já está em nós conscientizado, basta conscientizar este espírito e andar por ele que você terá o seu nome seguido de Cristo, seria uma troca de ser por parte da consciência, ela deve deixar a carne pelo espírito.
Deus já montou o seu propósito dentro de cada um de nós, mas quem tem que passar por esta metamorfose existencial interna é a consciência e como dito, Deus deu a farinha, mas nós devemos fazer o pão, o bolo, o macarrão e todo tipo de iguarias gostosas que se faz com a farinha. Deus deu a terra e a semente, mas quem prepara a terra para o plantio são os seres humanos, é Deus fazendo a parte Dele e os seres humanos fazendo a sua, mas se a consciência não fizer a dela, o processo não rola. A vida eterna da consciência depende exclusivamente dela, pois a parte de Deus não falha, por isso está escrito: alegra-te, ó estéril, que não tivestes filho, porque agora o teu Criador é o teu marido. Por um pouco de tempo te deixei, mas com eternas misericórdias te recolherei, porque a boca do Senhor o disse. O propósito de Deus e a vida eterna não tem erro se a consciência fizer a parte dela, é lei estabelecida por princípios, o propósito é de Deus e não tem outra pessoa que quer que seu propósito dê mais certo do que o próprio Deus. Deus não falha em absolutamente nada, como está escrito: se entregue ao Senhor, confia Nele e o mais tudo Ele fará.
Quando uma mulher coabita dentro das leis da procriação, não tem erro, a mão de Deus atua imediatamente, o mesmo acontece com a consciência, quando ela coabita com a palavra de Deus pelo raciocínio lógico, a mão de Deus atua da mesma forma, tudo na natureza funciona assim, tem a parte de Deus e a nossa parte, fazendo a sua parte, esquece a parte de Deus que nunca falha, a parte de Deus é perfeita, nós, as consciências, devemos apenas descobrir qual é a nossa parte e executa-la. Imagine, toda e qualquer consciência pode chegar à vida eterna do espírito, basta descobrir o caminho e andar por ele, inclusive Deus disse que nos enviaria um anjo, que já é este espírito que nos dá a vida, que nos guiaria neste caminho e nos levaria até o lugar que Deus já preparou para nos receber pelo espírito.
Por O teu espírito diz



