Contrapontos da vida

O sorriso não se estende além da vida, longe, torna-se apenas um esboço do que era para ser, um desenho rabiscado às pressas, que não deixou a essência, nem mesmo a veracidade do que é felicidade. Podemos alcançar a grandiosidade, a magnitude do que somos, mas apenas ao lado da vida, transbordando novas cores, deixando para trás o que já fomos. Podemos tudo, mas apenas ao lado do que nos vivifica, são contrapontos, que se bem vistos são muito bem quistos e lógicos, pois apenas com a paz temos paz, apenas com a alegria temos alegria, e se nos rodearmos de melancolia ela será nossa companhia, se nos preenchermos de dores e amarguras afogaremos em suas ataduras, assim por diante, assim caminham os dias, são leis quietas, mas muito entendidas, não temos o porquê nos enganarmos se essa é a verdade, o que é, o que mostra.

Vivemos, mas muitas vezes esquecemos, o coração continua em seu ritmo constante, porém um dia assim não será mais, de que vale fechar os olhos para o que está tão evidente? Como o brilho das estrelas, como o clarão do amanhecer, tudo tão claro, a mostra, para quem quiser verificar a veracidade dos fatos, mas quem não sabe que um dia o tempo murchará como as flores depois da primavera? Quem não sabe que um dia o ar escapará de seus pulmões, que a luz não tocará mais seus rostos? Quem não sabe que um dia esses dias passarão? São caminhos inevitáveis, mas controláveis e mutáveis, pois a vida canta, ainda dança, baila e encanta, ela escorre, transborda, afaga e colore, a vida ainda vive, ainda preenche e corre, ainda está, e porque deixa-la passar? O pó sim, nos torna vulneráveis, inconsoláveis, mortais, mas dele não precisamos ser, nele não precisamos ficar, temos a liberdade nas mãos e a chave em nossos corações.

Há vários contrapontos, entretanto só os escolhem quem não enxerga, o fim de quem deixa a mágoa transbordar em suas ações, é desgostoso, rancoroso, amargo, quem escolhe algo assim para si? Lhe assustaria se disser que todos? Assim caminha a humanidade, com várias faces, mas nenhuma essência da verdade, qual caminho escolheu para si? Peço que pense e diga com honestidade, em seu silêncio, em sua intimidade, a vida é viva para você ou apenas uma história pela metade?

 

Por Luiza

Tema sugerido por Kátia