Festina lente

Festina” faz parte da locução latina “Festina lente”, que significa “apressa-te devagar” ou “apressa-te lentamente”. A ideia é agir rapidamente, mas com a devida atenção a todos os detalhes. Diligência. É um paradoxo que busca o equilíbrio entre agir com celeridade e fazer um trabalho de qualidade, sem ser precipitado ou apressado.

É interessante este significado apressa-te lentamente, pois dentro do propósito de Deus temos um tempo para que ele seja praticado dentro de nós, mas devemos ter cuidado e cautela para não errarmos dentro desse propósito e perdermos a vida eterna antes mesmo do espírito voltar a Deus, assim como aconteceu com Sansão, que por um ato impensado dele diz que o espírito saiu dele sem que ele percebesse, não do corpo material que ele perdeu a vida, mas o espírito deixou a consciência dele, e toda força que Sansão tinha pelo espírito perdeu por um ato que ele teve. Por isso que dentro do propósito de Deus devemos nos apressar em pratica-lo em nossa consciência, mas devemos ir com calma para não fazermos coisas que não agrada o espírito de Deus.

A consciência que pensa e raciocina, por isso ela deve pensar e raciocinar com calma para tomar a atitude correta e não fazer o que é mal aos olhos do espírito santo de Deus, dar um passo de cada vez, passo que ela mesma enxergue, sem precisar que alguém de fora fale o que ela deva ou não fazer, até porque cada consciência que deve saber em que caminho andar, dar cada passo por si mesma, raciocinar por si mesma, para que assim cada vez mais ela alimente o espírito de Deus e automaticamente a si mesma, e só assim a consciência cresce dentro do propósito de Deus e assim vai dando os passos dentro do caminho da vida, só assim chegaremos a próxima fase da vida, inseminando o espírito de Deus dentro de nossa consciência e o alimentando dia após dia para o nosso crescimento espiritual até chegarmos ao plano celestial.

 

Por Kátia

Tema Luiz