Neurociência

Em si mesmo o cérebro não pensa, mas produz a consciência que não só pensa como raciocina, forma ideias, pondera e decide por quem agir. Seria como o homem que em si mesmo não voa, mas criou o avião que voa por ele, assim também como em si mesmo o homem não escreve, mas criou a caneta que escreve por ele, assim também o cérebro não pensa, mas produz a consciência que pensa por ele, e não só pensa como toma decisões por ele. A consciência analisa antes, o que ela julga ser melhor para o corpo e toma as decisões e age em torno disso. Quando a criança é pequena e a consciência ainda não é formada, ela age pela consciência da mãe e a mãe controla a criança por meio de medos, como o bicho papão ou por correção física, como umas palmadas na bunda, mas quando a criança cresce e forma a própria consciência, ela começa a pensar por si mesma e a tomar as próprias decisões, não as que sejam boas para a sua mãe, mas que sejam boas para ela mesma.

Quando a criança descobre que o bicho papão não existe ela perde o medo, quando a correção física não cabe mais por ser grande, a tendência é o filho se separar da mãe, outras ideias, outros desejos, outro ser, outras visões, outra vida, agora independente e começa a ver o que é melhor para ela e não para a sua mãe. Só que as consciências simplórias saem debaixo da saia da mãe e caem nas mãos dos líderes religiosos, os ditos escroques do diabo, que o controlam, não mais com medo do bicho papão, mas com medo agora do diabo, assim como a mãe que o controlava por medo do bicho papão e a criança se colocava nas mãos da mãe por medo, cuidando que nas mãos da mãe o bicho papão não a pegava. E dessa mesma forma os simplórios acham que perto do pastor o diabo não lhe toca e para a consciência sair deste ciclo só mesmo com uma grande dose de sabedoria, isto é, crescer no entendimento, mas para isto a própria consciência teria que raciocinar por ela mesma e não deixar o pastor raciocinar por ela.

Por isso Jesus disse: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Quando a tua consciência descobrir que o diabo é uma invenção do escroque do engano, ela sai das mãos do pastor e começa a andar por ela mesma, quem veio do céu para guiar as nossas consciências no caminho da vida já é este espírito que nos dá a vida, ele já está dentro de cada um de nós. A consciência que conscientiza este espírito e anda por ele, perde o medo de tudo que possa acontecer com ela neste mundo, ninguém a engana mais e todas as coisas passam a ser corriqueiras neste mundo e não por alguma força do além. Neste mundo as nossas consciências estão sujeitas a tudo, pois só as consciências do mal agem por aqui, mas o importante é a tua consciência agir pelo espírito de Deus e não se importar com o que possa acontecer com ela neste mundo que é passageiro.

Por O teu espírito diz

Categorias

Postagens Rescentes