Olhar reflexivo, não caligante, sensato, que enxerga pelo lado racional, ativo, decidido, aspecto que distingue o santo do profano. Olhar sereno é uma expressão que pode ser definida como uma forma de olhar o mundo pela razão, é um olhar que não é perturbado pelas turbulências da vida, que não se deixa abalar pelas adversidades e que permanece firme nas suas decisões. Quando alguém tem um olhar sereno sua visão é ampla e profunda e não enxerga só o superficial, é um olhar que enxerga além das aparências e alcança a essência das coisas, é um olhar que percebe a beleza e a harmonia que existe em tudo, mesmo nas coisas mais simples como o cair de uma folha.
O olhar sereno faz a consciência conectar-se com tudo de uma maneira autêntica e profunda, é um olhar que jamais julga ou critica alguém e não se deixa levar pelas emoções passageiras. É um olhar que compreende e aceita e se compadece dos mais fracos, é um olhar que vê o propósito de Deus montado dentro de cada consciência. Ter um olhar sereno não quer dizer que a pessoa não sente emoções ou que não seja afetada pelas coisas que acontecem, mas significa que a consciência é capaz de lidar com suas emoções de uma maneira mais equilibrada. Significa que a consciência é capaz de ver as coisas de uma perspectiva mais ampla e profunda e encontrar a paz e a tranquilidade em meio as turbulências da vida.
O olhar sereno pode ser cultivado através da prática do raciocínio, da meditação, da contemplação e da reflexão. Em resumo o olhar sereno é uma forma de ver o mundo com tranquilidade, calma e equilíbrio. As aparências enganam, mas o olhar sereno enxerga além das aparências e alcança a essência das coisas, este olhar conecta a consciência ao entendimento da razão da vida e procura o bem de todos.
Por Zeca
Tema Jeane



