São dois espaços, que as vistas podem alcançar, um com as vistas humanas e o outro com as vistas espirituais. Temos ainda uma terceira visão, que é a visão racional da consciência, esta é a visão que enxergamos pelo entendimento e com esta visão enxergamos dois universos no infinito, um material do lado de fora da consciência e outro espiritual dentro dela, como Jesus disse: o reino de Deus não vem com aparência exterior e nem dirão; ei-lo aqui ou ei-lo ali, mas o reino de Deus está dentro de vós.
A terra prometida, que é a consciência, não pode ser invadida por invasores externos, que é a carne e todas as coisas materiais, mas pelo Espírito devemos expulsar estes invasores para que o Espírito e o reino de Deus possam ser estabelecidos nela. Assim como temos um infinito fora da consciência, temos outro infinito dentro dela e assim como exploramos o infinito externo fora dela, podemos também explorar o infinito interno dentro dela, as coisas materiais são visíveis aos olhos humanos, mas as coisas espirituais são invisíveis aos olhos humanos e enquanto não nascermos no reino de Deus pelo Espírito, só podemos enxergar as coisas do Espírito pelo olho racional, que é o olho do entendimento, como Paulo disse: sei que serei conhecido no Espírito, assim como hoje sou conhecido na carne, tudo a seu tempo. Assim como hoje eu enxergo as coisas da matéria com os olhos da carne porque nasci nela, também verei as coisas do Espírito pelos olhos do Espírito quando nascer nele. Hoje eu enxergo todo o propósito do Criador Deus pelo olho racional, isto é, pelo olho da consciência, mas vejo todas as consciências invadidas pela carne e quando a carne morrer, a consciência ficará deserta como Jesus disse e esta é a batalha que devemos travar dentro da consciência a favor do Espírito e contra a carne, como Paulo disse: a carne luta contra o Espírito e o Espírito luta contra a carne justamente pela posse da consciência.
A consciência deve olhar para a eternidade dela e não para agora, pois temos uma eternidade pela frente, todos sabem que a carne é efêmera e vai morrer, e quando ela morrer jogará a consciência no vazio eterno, por isso a necessidade de combater contra a carne e jogá-la fora da consciência e herdá-la pelo Espírito. A consciência deve se posicionar ao lado do Espírito e combater contra a carne, pois se a carne ganhar esta luta, a consciência cairá no vazio eterno. A nossa luta é esta, lançar a carne fora da consciência antes do dia do juízo de Deus, se a carne dominar a consciência, ela estará perdida na eternidade, isto não é brincadeira, é sério e vai acontecer, estamos neste mundo só por conta disso, não viemos aqui para outra coisa senão pelo propósito do Criador Deus, busque se inteirar do propósito da vida e praticá-lo antes do dia do juízo, eu vejo que todas as consciências estão perdidas sem saber o que fazer.
Por O teu espírito diz