A dó é um sentimento que alguém tem quando presencia outra pessoa numa situação de sofrimento, ou numa situação delicada. É uma pena sentida em relação a uma outra pessoa. Por mais que a dó pareça ser motivada pela bondade, este sentimento deve ser evitado, uma vez que pode levar a pessoa com este sentimento, a criar referências negativas em relação a outra pessoa. A pessoa de quem sentimos dó, não nos passa nenhum sentimento de que ela está bem, por mais que ela tente se mostrar feliz, por dentro ela está toda machucada, pois o que conta não é o que a boca fala, mas sim o sentimento que a pessoa fala. Um simples olhar já nos mostra se a pessoa está bem ou se está mal, ela fica com um olhar perdido no infinito, parece estar com vontade de chorar, é insegura até no jeito de falar, a maneira de se comportar e até o tom da voz é triste.
Por isso a arte de representar é muito difícil, porque não é só o artista fazer o papel, mas passar o sentimento do que está representando, tem até uma máxima que se diz no meio artístico: se o artista não incorporar o personagem, ele não passa sentimento de nada. Na vida real é a mesma coisa, quando sentimos pena de alguém, é que a vida da pessoa está num estado de sofrimento, e o pior é quando a pessoa não admite que está mal e quer passar uma aparência de que está bem, mas vemos que ela está no fundo do poço, neste caso, muitas vezes, a própria pessoa não se ajuda, e sendo assim, não tem como tira-la do buraco.
Em relação ao propósito da vida, este é o sentimento que tenho por todos, ouço todos dizerem por seus inconscientes: deixa eu! Mas o estado da pessoa se encontra em miséria, como está escrito: tu dizes; rico sou e estou enriquecido e de nada tenho falta, mas não sabes que é um desgraçado, miserável, pobre, cego e nu. Então, na verdade, a pessoa quer mostrar que está bem, mas o sentimento que ela passa é de que está em desgraça, está andando para o abismo dizendo que está bem. Quem pode estar bem numa situação dessa? Não tem como tapar o sol com a peneira, para uma pessoa sair de um buraco, a primeira coisa que ela deve admitir é que ela está dentro de um buraco, mas se ela estiver dentro do buraco dizendo que não, não tem como tira-la deste estado. Põe uma coisa na tua consciência, quem nos olha são os outros e a única maneira de vermos a nós mesmos, é através do espelho, isto é, refletindo a nossa vida, que é a imagem que os outros nos veem.
Por O teu espírito diz