A palavra pecado é exclusiva de erro contra Deus, isto é, Deus te criou para uma coisa e você faz outra, e isso é pecado contra Deus. Existem dois tipos de pecados, o pecado voluntário e o pecado por sentimento, o pecado voluntário é simples para a consciência se desprender dele, basta ela chegar no pleno conhecimento da verdade do propósito de Deus que ela já se desprende desses pecados voluntários automaticamente. Por exemplo: o pecado de adorar imagens, de ir à igreja e não aprender nada, de julgar que a salvação de Deus está em não comer a carne do porco, ou de não poder cortar os cabelos, de se preocupar com essa vida carnal e não confiar em Deus, esses tipos de pecados não tem sentimentos, mas você peca voluntariamente por não ter sabedoria. Mas o pecado que envolve sentimento é quase impossível para a consciência o deixar, pois ele se instala lá no fundo da alma e para você arrancá-lo sangra o coração, porque o sentimento está impregnado na alma, que é o desprendimento da carne por exemplo, como o profeta Oséias disse: vinde e tornemos ao senhor, pois ele vai cortar as nossas consciências da carne e ligá-las a ele, vai fazer a ferida, mas vai cura-las.
Mas quem suporta a dor de se desligar de um filho, como Deus provou Abraão para que ele sacrificasse o filho por amor a Ele. Daí você passa andando supostamente no caminho da vida de lado, como que olhando para trás. Com certeza, Rebeca não foi se casar com o filho da promessa de Deus olhando para trás, ou vendo o que deixou. Esta era a luta de Moisés com o povo hebreu no deserto, Moisés sempre dizia: esquece o Egito, lá éramos escravos e na terra que Deus nos prometeu seremos senhores. Como que um povo caminhando para ser senhor vai ficar lembrando do tempo que era escravo? A carne escraviza a consciência, o espírito lhe dá total liberdade.
Na carne, a nossa consciência tem que fazer o que ela quer, mas o espírito faz o que queremos, a vontade de estarmos no espírito deve ser muito maior do que a vontade de estarmos na carne, pois ela nos escraviza aos desejos dela e o espírito não, e é por isso que é difícil sair do domínio da carne, ela é o nosso faraó, que só com a mão forte de Deus nos tira do domínio dela, mas se a consciência for fraca, acaba se entregando aos desejos dela e vai pela escravidão deste mundo até cair no vazio eterno.
Por O teu espírito diz