Exemplo

Todas formas de demonstrar como algo deveria ser feito ou executado, o chamamos de “exemplo”, é o ato ou a ação de se pegar um fato já existente para explicar alguma situação, e também é comum ser mencionado na forma de expressão, para tentar alertar alguém naquilo que deve ou não ser praticado. Existem exemplos bons e ruins, que conquistam a atenção do público para serem imitados, mas o correto é que todo o exemplo deve ser muito bem estudado e compreendido para que então segundo o seu fim ele seja executado, pois tudo aquilo que não é devidamente compreendido, não tem um bom resultado, e do que adianta ter um exemplo supostamente bom, mas que te leva ao vazio eterno?

O ser humano é um criador de paradigmas, ou seja, cria muitos padrões e modelos do que acha que é certo, desde pequeno é posto em sua cabeça que deve ser alguém na vida para conquistar o mundo e ter prazeres e glórias e depois cair no esquecimento, mas sendo lembrado por quem ainda vive, como um exemplo, e da verdadeira razão de existirmos, que não está ligado as coisas que ninguém faz aqui, não busca o padrão correto. Muitos se espelham em quem foi bem sucedido neste mundo, ou quem construiu algo ao longo de sua jornada neste mundo, como diversos empresários, mas eu digo; de que vale este sucesso morto? Não adianta absolutamente nada, pois pegam de exemplos pessoas que somente se estruturaram neste mundo, e para onde eles vão com toda sua riqueza que construíram? Para o nada, porque de fato não foram exemplos de conduta diante do propósito de Deus, e é isto que devemos ser perante Ele, e diante de todos, nossas condutas devem condizer totalmente com o que pregamos, porque um ato diz mais do que mil palavras, pois pela palavra podemos conquistar, mas o exemplo arrasta multidão por onde quer que seja.

Por isso nosso espelho deve refletir somente a face de Cristo, nossas bocas, atos e procedimentos devem ser dignos, não pode sair palavras torpes, infrutuosas, malignas da nossa boca, e os atos não podem ser horrendos diante de Deus, por que onde fica a nossa credibilidade? Não podemos manchar o nome de Deus pelos atos, mas devemos ter diligência em tudo para procedermos corretamente em toda e qualquer situação, independentemente da circunstâncias devemos enxergar tudo por Deus, fazer as coisas para o bem Dele, para Seu beneplácito, e não para o nosso, porque estamos neste mundo justamente para isto, e devemos ser vasos de honra e não de desonra para Deus, devemos ser os olhos de Deus e seu coração aqui neste mundo para que as próximas gerações tenham em que se espelhar como exemplos bons, que deixaram rastros da vitória de uma vida pacata, digna, honrada diante de Deus e dos Homens.

 

Somando as luzes

Lauro e Ítalo