Eu sei tudo o que o teu espírito diz e fala, porque ele diz e fala por mim também. A consciência não sabe o que diz e nem o que faz, pois ela precisa de um corpo para isto, e temos dois corpos em nós mesmos, o corpo da carne e o corpo do espírito, e a consciência pode optar por um desses dois corpos, ou ela diz e faz tudo pela carne, ou diz e faz tudo pelo espírito. Esses dois corpos são opostos em si mesmos, por isso Paulo disse que o espírito luta contra a carne e a carne luta contra o espírito para que não façais o que é do vosso querer, mas se a tua consciência for guiada pelo espírito, ela não cumpre com os desejos da carne, e é nisso que vos conhecereis, se a tua consciência anda pela carne ou se ela anda pelo espírito.
As consciências que andam pela carne pendem para as coisas da carne, e as consciências que andam pelo espírito pendem para as coisas do espírito. Eu sei exatamente quando uma consciência fala pela carne e quando ela fala pelo espírito, e não só sei quanto sinto isso, é só a palavra sair pela boca que já sinto isso. Toda palavra toca o coração, e é tolice dizer que fala pelo espírito estando na carne, porque eu não sinto nada, pode falar, pode gritar, pode esbravejar, que sinto que não é pelo espírito, e às vezes uma consciência pode até estar em silêncio que você a sente pelo espírito. A consciência carnal se frustra quando as coisas da carne não dão certo e a consciência espiritual se frustra quando as coisas do espírito não dão certo.
Mais uma vez eu digo, é tolice uma consciência ligada à carne dizer que fala pelo espírito, pois a consciência carnal pode até enganar outra consciência carnal, mas ela não consegue enganar uma consciência espiritual por causa do sentimento com o que ela fala. Dá para perceber nitidamente onde uma consciência está ligada, pois ela faz as coisas com sentimento onde está ligada, e quando ela não está ligada, faz sem sentimento, tipo, faz por fazer, mas quando ela está ligada faz por sentimento. Foi por este sentimento que Salomão julgou a causa daquelas duas mulheres que diziam que era mãe de uma criança, a que não era mãe não tinha sentimento nenhum pela criança, mas a que era mãe tinha sentimento. É desta mesma forma que eu analiso uma consciência, de onde ela está ligada, se tocar na carne e ela sentir é porque é carnal, e se tocar no espírito e ela sentir é porque é espiritual. Jamais uma consciência carnal sente o espírito, ou uma consciência espiritual sente a carne.
A tua consciência pode até não ter essa referência por não ser espiritual, pois só o ser espiritual sente bem todas as coisas, mas o ser carnal não tem a referência do espírito, como Paulo disse: o Homem natural não compreende as coisas do espírito de Deus, porque para ele parece loucura, mas o ser espiritual compreende bem todas as coisas e ele de ninguém é discernido.
Por O teu espírito diz