Obviamente que ninguém tirou o Cristo da consciência de Jesus, assim também como não tira mais o Cristo da consciência de Abraão, de Isaque, de Jacó, de Davi, de Paulo. O Cristo não estava só na consciência de Jesus, mas o Cristo é este espírito de Deus que já está em nós pela vida conscientizado. Por isso ele disse pela consciência de Jesus: Abraão desejou ver o meu dia, viu e alegrou-se. Assim como o espírito de Deus se apossou da consciência de Davi na simbologia da unção de Samuel, ele também se apossou da consciência de Jesus na simbologia do batismo de João, e o próprio João testificou ver o espírito de Deus descendo sobre a consciência de Jesus. Cristo é o filho em que a alma de Deus se compraz e não Jesus na carne. Profeta nenhum falou de Jesus, mas do Cristo que a nós havia de vir, o próprio Jesus disse: vigiai, pois, porque não sabemos a hora que há de vir o teu senhor, e disse mais; aquele que não nascer do espírito, não entra no reino de Deus. Assim como Abraão reconheceu o Cristo de Deus nele e andou por ele, Davi também fez o mesmo, e o mesmo aconteceu com Jesus. Paulo disse: todos que são guiados pelo espírito de Deus, esses são os filhos de Deus.
Os verdadeiros filhos de Deus não têm nada a ver com este mundo, mas o espírito só desceu do céu a Terra pela consciência que o ser humano produz e se diz que ele veio para o que era seu, que são as consciências, mas se diz em seguida que os seus não o receberam, e isto porque todas as consciências andam pela carne e não pelo espírito. Consciência nenhuma recebe o espírito por pessoa, mas todas se identificam pela carne. É raro, muito raro uma consciência se identificar pelo espírito de Deus, pois todas as pretensões das consciências estão neste mundo e na carne. Por isso Pedro disse: amados, peço-vos como a peregrinos e forasteiros que abstenhais dos desejos carnais que combatem contra a alma. São os desejos da tua carne que tirará a tua consciência da vida eterna do espírito e a jogará no vazio eterno. A consciência tem que literalmente se desligar deste mundo, como disse Tiago: quem ama o mundo, o amor do Pai não está nele, pois tudo que há no mundo, os desejos da carne, a soberba dos olhos, não é do Pai, mas é do mundo, e qualquer que ama o mundo se constitui inimigo de Deus, vós, porém, não está na carne, mas no espírito, se é que o espírito de Deus habita em vós, mas se o espírito de Deus não habita na tua consciência, este tal não é dele.
Por O teu espírito diz