Histórias e histórias (Rute)

Eu tento passar com essas minhas histórias, os sentimentos dos personagens por suas condutas. Rute, era uma moça moabita, e Noemi sua sogra, veio com o seu esposo e com os seus dois filhos morar em Moabe, por causa da fome que se instalou em Israel na época, e vivendo nas terras de Moabe um dos filhos de Noemi casou com Rute, e o outro casou-se com Órfa, outra moabita, e tanto Rute quanto Órfa, tinha o seu povo, os seus deuses, suas crenças, mas com o tempo Noemi e seus filhos falavam com Rute e com Órfa do Deus de Israel, e as duas foram aprendendo sobre a cultura de Israel e sobre a sua fé em Deus, era outra cultura, outras crenças.

Até que com o tempo veio a falecer o marido de Noemi e seus dois filhos, e Noemi se sentiu só em terra estranha, e resolveu voltar a Judá para ficar perto de seus parentes, e falou da sua decisão as suas duas noras, e foi para se despedir delas, e se despedindo Órfa chorou muito e abraçou Noemi, e voltou para o seu povo, mas Rute teve uma decisão inesperada, decidiu voltar com Noemi para o seu povo, e Noemi insistiu para que Rute voltasse para o seu povo, para os seus deuses, pois não tinha mais idade para gerar novos filhos para casar-se com Rute, mas tal foi a decisão de Rute que ela disse: de hoje em diante, o seu povo é o meu povo e o seu Deus é o meu Deus, e nada além da morte me separará de ti. Rute não se importou com seu povo, com seus deuses, com seus parentes, com o lugar, de ir para uma terra estranha, mas estava verdadeiramente decidida, tanto que não teve como Noemi reverter sua decisão, e elas foram embora e chegaram à cidade de Judá.

Rute, saiu a colher milhos como era costume das moças, para sobreviver com a sua sogra, e ela juntava os milhos que sobejava no chão pela colheita dos milhos, e vendo Boaz, que era um parente de Noemi, disse a Rute: eu tenho visto o que você tem feito com a sua sogra e como vieste buscar abrigo no Senhor, e o Senhor te recompensará por isto. Boaz era um homem muito rico e se engraçou com Rute, e pela tradição, tinha que ser um parente mais próximo, que no caso, casasse com Rute para manter a geração dos filhos, mas esse parente mais próximo se recusou a casar com Rute e ter que cuidar dela. No que, Boaz, passou a ser o parente da vez a se casar com Rute e ele se casou, e tiveram um filho que se chamava Obede, e Obede teve um filho que se chamava Jessé, no qual foi o pai do grande rei Davi. E o que eu tiro dessa história? Que mesmo Rute sendo uma moabita e não da comunidade de Israel, ela entrou na geração da linhagem de Abraão, mostrando com isto que o verdadeiro judeu não é o nascido em Israel, mas os nascidos da fé, como Abraão. E hoje qual é a sua geração?

Por O teu espírito diz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + onze =

Categorias

Postagens Rescentes